quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"... E lá vamos nós!..." (sobre a idéia de criar um blog e meu trauma de infância.)

                        
A idéia de criar um blog surgiu no meio de uma conversa em um festival de Jazz e Blues, quando o pessoal já estava um pouco mais pra lá do que pra cá. No início a possibilidade me pareceu um tanto quanto sem atrativos, mas depois de um tempo, o medo de perder meus contos registrados apenas em papel velho começou a me dominar.

Desde que que comecei a escrever contos, há aproximadamente uns dez anos (não, eu não sou velha, apenas comecei um pouco cedo, rsrsrs...), as pessoas me perguntam porque eu não os publico. Na realidade meu grande medo é perder os direitos deles (olha, vejam só! Ainda nem ficou  famosa e já tá com medo de plágio... tsc, tsc, tsc...).

Mas meu medo tem sim, fundamento!! Lá pelo ano de 2003, quando eu tinha uns doze pra treze anos, uma amiga minha me pediu minha agendinha emprestada (naquela época, fazer agendinha frufru era moda!!), e na tal agenda continham alguns poeminhas que eu havia rabiscado, dentre eles, um até bom, feito num momento de profunda inspiração. E essa dita-cuja de amiga copiou TUDO o que eu havia escrito na agendinha com esforço e imaginação, e repassou para outras e outras amigas. Enfim, meus poeminhas começaram a se multiplicar nas agendinhas frufrus alheias e eu fiquei desconsolada!

Mas a história não acabou por aí, por volta de 2006 ou 2007, quando o falecido Orkut era febre, eis que eu vejo meu estimado poema (aquele feito com inspiração...) no perfil de uma outra amiga!! Claro que reinvindiquei:

-Esse poema é meu! Eu fiz em 2003 quando eu morava na casa tal e foi criado no momento tal!!

-Deixa de ser mentirosa, Rafaele. Esse poema eu tirei de um livro!

-Pois me mostre o livro! Quero ver agora!

Não me recordo o final da história, só me lembro que deixei pra lá na hora, mas com um ódio mortal no coração, prometi a mim mesma que aquilo não ia ficar por ali e que eu haveria de me vingar (MWAHAHAHAHAHAHAHA!!!).

Um belo dia, aproveitando um momento de distração dessa amiga, dei um jeito de pegar a agendinha (sim, ela guardava a agendinha frufru!) e eis que eu vejo a prova do crime: o poema estava lá, bem como outros e outros que estava na minha falecida agendinha frufru.

Resumindo, o máximo que consegui fazer, com todo o meu rancor, foi arrancar todas as páginas que continham poemas meus e guardá-las no meu bolso. Não foi uma vingança tão glamurosa, mas me senti um pouco mais feliz...

Então, leitores, esse foi o motivo pelo qual até hoje não divulgo nada que eu faço (a não ser para pessoas íntimas e de confiança), salvo pelos contos que eu divulguei em um concurso do colégio em que eu estudava no ensino médio, que com certeza citarei adiante.

Mas agora, depois de tanto ponderar, resolvi criar esse blog. Pode ser que eu escreva mal, ou não agrade à todos, pode ser que alguns achem razoável, outros achem uma bela merda. E pode ser até mesmo que eu consiga agradar alguém. Mas lhes peço que, na medida do possível, comentem o que eu postar, pois assim vocês estarão me ajudando a crescer, tanto como uma aspirante à escritora quanto como pessoa.

Desde já agradeço e elogio efusivamente sua paciência se você chegou até aqui. Espero do fundo do meu coração que todos gostem dos meus escritos. Ou não.


                                                                                                             Rafaele Santos.

4 comentários:

  1. heheheh talvez o medo seja mais de se mostrar do que de ter alguma coisa plagiada! '-'

    Escrever é expor a alma! =s

    ResponderExcluir
  2. bemm, é como dizem:
    O maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum...

    voce ja tem um grande fã!!! (EU)
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Arrepia, Rafita... É isso aí, não deixe seu sonho morrer! Alimente seu blog sempre, vá em frente. Cê sabe que também já fui aprendiz de aprendiz de escritor... Escrever liberta a alma!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Não gostou do que leu? Tem alguma sugestão, crítica ou elogio? Esse é o momento!